Yamaha Náutica

Dúvidas frequentes

COMBUSTÍVEL

Não. Deve-se utilizar combustível diesel categoria 2-D que atenda à Norma ASTM D975 (ou EM 590), com índice de *cetanas nominais de 48, conforme recomendação contida no Manual do Proprietário. *O índice de cetanas nominais é uma medida da qualidade de ignição do combustível. Atenção: o uso de combustível de má qualidade, irá causar a baixa performance e sérios danos ao motor. Sempre abasteça em postos de confiança e não utilize combustível estocado por um longo período.
Sim, desde que seja o fator causador do problema. O uso de um combustível que não atenda às recomendações do fabricante contidas no Manual do Proprietário pode interferir no bom funcionamento, bem como diminuir a vida útil do motor.

ÓLEO DO MOTOR

O óleo deve ser trocado nos intervalos especificados na Tabela de Lubrificação e Manutenção Periódica que se encontram disponível no Manual do Proprietário de seu Motor Hydra Drive. Atenção: o nível do óleo do motor deve ser verificado antes de cada utilização.
Para melhor performance de seu motor, recomendamos o uso do óleo SAE 15W40 API CD ou CE.

AMACIAMENTO DO MOTOR

O amaciamento é o período mais importante na vida útil do motor. Por este motivo você deve ler cuidadosamente as informações referentes ao período de amaciamento contido no Manual do Proprietário
Antes de guardar o Motor Hydra Drive por um longo período (Fora de temporada) são necessários alguns procedimentos e cuidados especiais. Exemplo: evitar que peças internas do motor ou rabeta enferrujem, entre outros. Atenção: verificar as demais orientações que se encontram disponíveis no Manual do Proprietário para o correto armazenamento do motor.

GARANTIA DO PRODUTO

Sim. As revisões e manutenção periódica de seu motor, estando ele no período de cobertura do Sistema de Garantia, devem ser realizadas por uma Oficina Autorizada em Motor Hydra Drive Yamaha conforme recomendações contidas no Manual de Proprietário.
Todas as regras e informações sobre o Termo de Garantia estão contidas no Certificado de Garantia. A Rede de Oficinas Autorizadas em Motor Hydra Drive Yamaha também está apta a esclarecer qualquer dúvida a respeito.
Não, desde que sejam Acessórios Originais Yamaha. Entretanto, no mercado existem algumas opções de acessórios não homologados pela Yamaha, que podem afetar o desempenho e/ ou durabilidade do produto. As falhas causadas em consequência do acessório ou de sua má instalação não são consideradas um defeito de fabricação, bem como não serão cobertas pela Garantia.

REVISÃO/MANUTENÇÃO

Caso seu Motor Hydra Drive exija manutenção ou esteja em período de revisão, encaminhe a uma Oficina Autorizada em Motor Hydra Drive Yamaha, que conta com técnicos habilitados, com ferramentas especiais, experiência e know-how necessário para o atendimento adequado ao seu Motor.

COMBUSTÍVEL

Não. Deve-se utilizar gasolina aditivada e de boa qualidade. Conforme recomendação contida no Manual do Proprietário. Atenção: O uso de gasolina de má qualidade, irá causar a baixa performance e sérios danos ao motor. Sempre abasteça em postos de confiança e não utilize gasolina estocada por um longo período.
Sim, desde que seja o fator causador do problema. O uso de um combustível que não atenda às recomendações do fabricante contidas no Manual do Proprietário pode interferir no bom funcionamento, bem como diminuir a vida útil do motor.

ÓLEO DO MOTOR

O óleo deve ser trocado nos intervalos especificados na Tabela de Lubrificação e Manutenção Periódica que encontram-se disponível no Manual do Proprietário de seu Motor de Popa. Atenção: O nível do óleo do motor deve ser verificado antes de cada utilização.
Para melhor performance de seu motor, recomendamos o uso do óleo YAMALUBE que é um produto homologado pela Yamaha. Porém qualquer outro óleo lubrificante que atenda as especificações contidas no Manual do Proprietário pode ser utilizado.

AMACIAMENTO DO MOTOR

O amaciamento é o período mais importante na vida útil do motor. Por este motivo você deve ler cuidadosamente as informações referentes ao período de amaciamento contido no Manual do Proprietário.

LIMPEZA E ARMAZENAMENTO

Antes de guardar o Motor de Popa por um longo período (2 meses ou mais) são necessários alguns procedimentos e cuidados especiais. Exemplo: evitar que a deterioração do combustível cause danos ao sistema de alimentação, entre outros. Atenção: Deve-se verificar as demais orientações que encontram-se disponíveis no Manual do Proprietário para o correto armazenamento do motor.

GARANTIA DO PRODUTO

Sim. As revisões e manutenção periódica de seu motor, estando ele no período de cobertura do Sistema de Garantia, devem ser realizadas por uma Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha conforme recomendações contidas no Manual de Proprietário.
Todas as regras e informações sobre o Termo de Garantia estão contidas no Certificado de Garantia. A Rede de Concessionárias/Oficinas Autorizadas Yamaha também está apta a esclarecer qualquer duvida a respeito.
Não. Desde que sejam Acessórios Originais Yamaha. Entretanto, no mercado existem algumas opções de acessórios não homologados pela Yamaha, que podem afetar o desempenho e/ ou durabilidade do produto. As falhas causadas em conseqüência do acessório ou de sua má instalação não são consideradas um defeito de fabricação, bem como não serão cobertos pelo Sistema de Garantia.
Não. A operação correta da unidade é obtida utilizando o tipo e classe de óleo correto, conforme mencionado no Manual do Proprietário. Entretanto, uma falha do produto causada por óleo de má qualidade não é de responsabilidade do fabricante. A YAMAHA garante a qualidade e o desempenho do óleo YAMALUBE.

REVISÃO/MANUTENÇÃO

Caso seu Motor de Popa exija manutenção ou esteja em período de revisão, encaminhe a uma Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha, que contam com técnicos habilitados, com ferramentas especiais, experiência e know-how necessário para o atendimento adequado ao seu Motor.
Sim. Nessa revisão o proprietário deve arcar apenas com os itens substituídos, como óleo do motor, filtro de óleo e outras peças que apresentarem desgaste em utilização normal. Leia o Manual do Proprietário para mais informações.

PEÇAS E ACESSÓRIOS

Entre em contato com o Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha de sua região, para que o mesmo verifique se as peças em questão ainda encontram-se disponíveis no estoque da fábrica. Caso a Yamaha ainda disponibilize tais peças, por gentileza formalize o pedido junto ao Concessionário. Atenção: De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não há um prazo estipulado para a comercialização de peças para modelos que tiveram sua produção descontinuada. O Código estabelece que as montadoras devem fornecer peças essenciais ao funcionamento do Motor de Popa por período razoável.
Entre em contato com a Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha de sua região, para que o mesmo verifique se a referida peça encontra-se disponível em seu estoque. Caso o mesmo não possua, queira por gentileza efetuar a formalização do pedido junto ao Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha, para que verifique junto a fábrica a disponibilidade da peça, no intuito de ser atendido da melhor forma possível.
As peças e acessórios originais Yamaha estão disponíveis ao consumidor somente na Rede de Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha.
Esclarecemos que a plaqueta de identificação não é comercializada pala Yamaha Motor do Brasil.

VENDA DIRETA

Para adquiri o motor diretamente da Yamaha é necessário acessar o link https://www.yamaha-nautica.com.br/vendasdiretas/mais-informacoes e seguir os devidos passos.

COMBUSTÍVEL

Não. Deve-se utilizar gasolina aditivada e de boa qualidade. Conforme recomendação contida no Manual do Proprietário. Atenção: O uso de gasolina de má qualidade, irá causar a baixa performance do veículo e sérios danos ao motor. Sempre abasteça em postos de confiança e não utilize gasolina estocada por um longo período.
Sim, desde que seja o fator causador do problema. O uso de um combustível que não atenda às recomendações do fabricante contidas no Manual do Proprietário pode interferir no bom funcionamento do veículo aquático, bem como diminuir a vida útil do motor.

ÓLEO DO MOTOR

O óleo deve ser trocado nos intervalos especificados na Tabela de Lubrificação e Manutenção Periódica que encontram-se disponíveis no Manual do Proprietário de seu Wave Runner. Atenção: O nível do óleo do motor deve ser verificado antes de cada utilização.
Para melhor performance de seu Wave Runner, recomendamos o uso do óleo YAMALUBE que é um produto homologado pela Yamaha. Porém qualquer outro óleo lubrificante que atenda as especificações contidas no Manual do Proprietário pode ser utilizado.

AMACIAMENTO DO MOTOR

O amaciamento é o período mais importante na vida útil do motor. Por este motivo você deve ler cuidadosamente as informações referentes ao período de amaciamento contido no Manual do Proprietário de seu veículo aquático.

LIMPEZA E ARMAZENAMENTO

Antes de guardar o Wave Runner por um longo período (superior a 10 dias) são necessários alguns procedimentos e cuidados especiais. Exemplo: evitar que a deterioração do combustível cause danos ao sistema de alimentação, entre outros. Atenção: Deve-se verificar as demais orientações que encontram-se disponíveis, no Manual do Proprietário para o correto armazenamento do veículo.
1) Lave as passagens da água de refrigeração (Verificar procedimento completo no Manual do Proprietário). 2) Limpe a embarcação (Verificar procedimento completo no Manual do Proprietário). Dê polimento ao casco com cera não abrasiva.

GARANTIA DO PRODUTO

Sim. As revisões e manutenção periódica de seu veículo aquático, estando ela no período de cobertura do Sistema de Garantia, devem ser realizadas por uma Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha conforme recomendações contidas no Manual de Proprietário.
Todas as regras e informações sobre o Termo de Garantia estão contidas no Manual do Proprietário. A Rede de Concessionárias/Oficinas Autorizadas Yamaha também está apta a esclarecer qualquer duvida a respeito.
Não. Desde que sejam Acessórios Originais Yamaha. Entretanto, no mercado existem algumas opções de acessórios não homologados pela Yamaha, que podem afetar o desempenho e/ ou durabilidade do produto. As falhas causadas em conseqüência do acessório ou de sua má instalação não são consideradas um defeito de fabricação, bem como não serão cobertos pelo Sistema de Garantia.
Sim. Entretanto, isto se aplica a unidades utilizadas somente para fins recreativos. O período de garantia restante deverá ser transferido aos próximos adquirentes mediante solicitação e preenchimento do termo de transferência. A unidade precisa ser inspecionada e registrada por uma Concessionária/Oficina Autorizada para que a garantia continue vigente. Nos casos de transferência, o período de garantia continua a valer desde a compra pelo primeiro proprietário, conforme Nota Fiscal, até o encerramento do prazo previsto, sem que haja renovação do período de garantia concedido.
- Uso indevido - Alterações no produto, competições, instalações de peças e acessórios não originais, uso de hélice errada - Desgaste natural - Não cumprimento das revisões - Revisões em oficinas que não pertençam à rede Yamaha
Não, a garantia é limitada aos reparos feitos no próprio motor, nas dependências da Concessionária Autorizada de Motores de Popa YAMAHA ou Oficina Autorizada YAMAHA.

REVISÃO/MANUTENÇÃO

Caso seu Wave Runner exija manutenção ou esteja em período de revisão, encaminhe-a a uma Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha, que contam com técnicos habilitados, com ferramentas especiais, experiência e know-how necessário para o atendimento adequado ao seu veículo aquático.
Sim. Nessa revisão o proprietário deve arcar apenas com os itens substituídos, como óleo do motor, filtro de óleo e outras peças que apresentarem desgaste em utilização normal. Leia o Manual do Proprietário para mais informações.

PEÇAS E ACESSÓRIOS

Entre em contato com o Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha de sua região, para que o mesmo verifique se as peças em questão ainda encontram-se disponíveis no estoque da fábrica. Caso a Yamaha ainda disponibilize tais peças, por gentileza formalize o pedido junto ao Concessionário. Atenção: De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não há um prazo estipulado para a comercialização de peças para modelos que tiveram sua produção descontinuada. O Código estabelece que as montadoras devem fornecer peças essenciais ao funcionamento do veículo aquático por período razoável.
Entre em contato com a Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha de sua região, para que o mesmo verifique se a referida peça encontra-se disponível em seu estoque. Caso o mesmo não possua, queira por gentileza efetuar a formalização do pedido junto Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha, para que verifique junto a fábrica a disponibilidade da peça, no intuito de ser atendido da melhor forma possível.
As peças e acessórios originais Yamaha estão disponíveis ao consumidor somente na Rede de Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha.