Yamaha Náutica

Motor de Popa

Qual a importância dos anodos do motor de popa?

Os anodos são metais presentes no interior e exterior do motor que possuem a importante função de proteger as partes metálicas contra corrosão.

Anodo - Yamaha Náutica.jpg

Os anodos são metais presentes no interior e exterior do motor que possuem a importante função de proteger as partes metálicas contra corrosão, causada pelo contato direto com a água doce ou salgada.

Devido sua função, muitos conhecem esta peça como “anodo de sacrifício”, pois eles “sacrificam-se” protegendo da oxidação, outros componentes fundamentais do motor de popa.

Os anodos nunca devem ser pintados ou cobertos de forma alguma, caso isso ocorra, os anodos perderão sua capacidade de proteção, fazendo com que a corrosão aconteça em outros metais do motor.

É recomendado que o anodo seja limpo periodicamente e substituídos quando necessário, a substituição acontecerá após avaliação e determinação de um técnico autorizado durante a manutenção ou revisão do motor.

Por isso é fundamental que esteja atento ao estado de conservação dos anodos, pois eles influenciam diretamente na preservação e vida útil do seu motor de popa, aumentando sua durabilidade e possa ser passado de geração para geração.

 

Lembre-se de sempre observar todas as leis de navegação aplicáveis. Nunca beba e dirija. Vista-se adequadamente com colete salva vidas e equipamento de proteção.