Yamaha Náutica

Motor de Popa

Para que serve o rotor da bomba d'água do seu motor de popa

Saiba mais sobre as principais funções deste importante componente.

Rotor da Bomba d'água_Motor de popa_Yamaha Náutica.png

O rotor é um dos componentes presentes dentro da bomba d’água, em conjunto são responsáveis pela captação e bombeamento da água por todo o sistema de resfriamento do motor de popa.

O rotor gira em alta velocidade dentro da bomba d´água, dessa forma, quando entra água na bomba, as pás do rotor a impulsionam para a parte superior do motor, visando o resfriamento do bloco e evitando o superaquecimento.

Se a água deixar de ser captada por alguma obstrução na grade presente na ponta da rabeta, o rotor pode superaquecer e sofrer desgaste prematuro ou até mesmo derreter, já que nesta situação não passa água no rotor para resfriá-lo.

Uma das formas de evitar que este problema aconteça é observar o jato de água expelido pela lateral do motor, ele funciona como um sinalizador indicando que o sistema de resfriamento está funcionando perfeitamente.

O rotor deve ser inspecionado quanto a danos a cada 100 horas ou 6 meses e ser substituído a cada 300 horas ou 4 anos de uso, prevalecendo o que acontecer primeiro. Caso observe algum desgaste ou dano durante as revisões periódicas, substitua-o o mais rápido possível e evite utilizar o motor com o rotor nessas condições.

Agora que você já sabe a importante função que tem o rotor, esteja atento ao sinal informado e o substitua no prazo correto, dessa forma garantirá o bom funcionamento do motor de popa.