Yamaha Náutica

Motor de Popa

Conheça as principais luzes de bordo para navegação noturna

Saiba mais sobre os tipos de luzes que dever ter a bordo para navegação noturna de acrodo com cada tipo de embarcação.

Luzes de sinalização_Motor de popa_Yamaha Náutica.jpg

As luzes de sinalização durante a navegação noturna cumprem a importante função de sinalizar sua localização para embarcações que estão ao seu redor, dessa forma você garante sua identificação, mesmo em ambiente com baixa ou nenhuma luminosidade natural.

Mas você sabe quais os tipos de luzes para sinalização e o que representa a cor de cada luz?

Todas as embarcações possuem (ou devem possuir) luzes verdes a boreste, e vermelhas (também chamadas de encarnadas) a bombordo. Elas indicam quando um barco está se aproximando ou se afastando.

Além das luzes de bordo comum, existem também as luzes circulares, que podem ser vistas de qualquer ângulo, iluminando os 360 graus ao seu redor.

  • Uma luz circular branca: sinaliza barcos a remo, barcos pequenos (até 23 pés) e barcos ancorados.
  • Três luzes circulares vermelhas: sinalizam que há um navio passando por algum canal pouco profundo com restrições de manobra devido ao calado.
  • Duas luzes circulares, na vertical, sendo a superior branca e a inferior vermelha: sinalizam *barcos de Praticagem.

Aplicando este conhecimento, poderá realizar a correta sinalização em sua embarcação, caso ainda não possua, distinguir o tipo de embarcação e para qual direção a mesma está se deslocando.

*Barco de Praticagem: É a embarcação homologada pelo Representante Regional da Autoridade Marítima para ser empregada no transporte do Prático para o embarque/desembarque nos navios.

 

Lembre-se de sempre observar todas as leis de navegação aplicáveis. Nunca beba e dirija. Vista-se adequadamente com colete salva vidas e equipamento de proteção.