Yamaha Náutica

Motor de Popa

Como escolher o colete salva-vidas ideal?

Saiba como escolher o colete salva vidas ideal de acordo com sua necessidade/utilização.

ComoEscolherColteSalvaVidas - Yamaha Náutica.jpg

A Yamaha está sempre preocupada com a segurança e bem-estar das pessoas para que elas tenham a melhor experiência possível enquanto navega. Assim, é fundamental o uso correto dos coletes salva-vidas.

Mas você sabia que não basta vestir qualquer colete? É necessário verificar o mais apropriado de acordo com a sua prática. Confira abaixo as cinco categorias de uso e encontre o colete ideal para o seu uso:

1. Colete para mar aberto: Navegação oceânica, águas nacionais ou internacionais. Fabricado conforme os requisitos SOLAS (Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar) e requer ainda itens especiais, como gola, refletivos, luz sinalizadora, alça para resgate, cabo liga-náufrago e apito.

2. Colete para navegação costeira: Uso na costa em águas nacionais. É utilizado para fazer um resgate rápido e requer como itens de segurança obrigatórios a gola, refletivos e apito.

3. Colete para hidrovias: Indicado para embarcações de navegação interior em águas abrigadas, como rios, lagos, represas, entre outros. Gola e apito são itens obrigatórios.

4. Colete para trabalho: Feito especialmente para quem está envolvido em trabalhos realizados próximos às bordas de embarcações e outros locais que o trabalhador pode cair na água acidentalmente. Os itens de segurança obrigatório variam de acordo com o tipo de serviço.

5. Colete para uso no esporte. São preparados para atividades de alta velocidade e impacto. Esqui aquático, jet e pesca são exemplos. Cada atividade possui um modelo apropriado.

Identificou o seu colete salva-vidas ideal? Para não errar na hora de adquirir o seu, é aconselhável consultar alguém com conhecimento técnico.

Fique atento também à qualidade de seu colete. Equipamentos deste tipo não possuem prazos de validade previstos por lei, mas é de responsabilidade do usuário trocá-lo quando suas condições de uso estiverem comprometidas. Por isso, esteja atento aos certificados de homologação, que garantem a segurança e qualidade de seu produto, já que eles têm validade de 5 anos para empresas certificadas ISO 9001:2008. Sem essa certificação, a validade é de apenas 1 ano.

 

Lembre-se de sempre observar todas as leis de navegação aplicáveis. Nunca beba e dirija. Vista-se adequadamente com colete salva vidas e equipamento de proteção.