Yamaha Náutica

Motor de Popa

Carteira de Habilitação de Amador (CHA)

A Carteira de Habilitação de Amador é obrigatória para todos que desejam conduzir embarcações de esporte ou recreio, em caráter não profissional.

Habilitação Náutica.png

 

Existem alguns tipos de habilitação para condutores amadores, são elas:

Capitão-Amador - apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática.

Mestre-Amador - apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira, exceto moto aquática.

Arrais-Amador - apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior, exceto moto aquática.

Motonauta - apto para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior.

 

Nas categorias Motonauta, Arrais-Amador, Mestre-Amador ou Capitão-Amador a idade mínima para prestação do exame é de 18 anos. Já para veleiros a idade é de 8 anos, com a responsabilidade do pai, tutor ou responsável legal.

Como tirar a carteira de Arrais Amador?

Parar obter a habilitação de amador é preciso realizar um curso teórico que irá familiarizar o interessado com as embarcações de esporte e recreio, demonstrar os principais aspectos relacionados à condução com segurança para si e para todos a sua volta.

Após o curso teórico o candidato irá realizar uma prova com 40 questões, onde para ser  aprovado é necessário alcançar 50% de acertos.

E por último será feito o exame para a categoria, a inscrição deve ser realizada na CP (Capitania dos Portos) ou local estabelecido por Organizações Militares mediante apresentação dos documentos exigidos.

Observações

Será aceita a habilitação de estrangeiros, emitida pela autoridade marítima do país de origem.

Para mais informações acesse o link:  https://www.marinha.mil.br/cppr/carteira_habilitacao_conduzir_embarcacao