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DÚVIDAS FREQUENTES
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COMBUSTÍVEL

1. Posso utilizar qualquer tipo de gasolina ou de alta octanagem em meu Motor de Popa?

Não. Deve-se utilizar gasolina normal ou aditivada, que não contenha chumbo e que seja de boa qualidade, conforme recomendação contida no Manual do Proprietário. Atenção: O uso de gasolina de má qualidade irá causar baixo rendimento do seu motor de popa e sérios danos ao motor. Sempre abasteça em postos de confiança e não utilize gasolina estocada por um longo período.

2. Uma alteração no tipo de combustível pode afetar a garantia de meu Motor de Popa?

Sim, desde que seja o fator causador do problema. O uso de um combustível que não atenda às recomendações do fabricante contidas no Manual do Proprietário pode interferir no bom funcionamento, bem como diminuir a vida útil do motor.


ÓLEO DO MOTOR

3. Quando devo trocar o óleo meu Motor de Popa (4 tempos)?

O óleo deve ser trocado nos intervalos especificados na Tabela de Lubrificação e Manutenção Periódica que se encontram disponível no Manual do Proprietário de seu Motor de Popa. Atenção: o nível do óleo do motor deve ser verificado antes de cada utilização.

4. Eu devo usar apenas o óleo Yamalube em meu Motor de Popa?

Para melhor rendimento de seu motor, recomendamos o uso do óleo YAMALUBE que é um produto homologado pela Yamaha. Porém qualquer outro óleo lubrificante que atenda às especificações contidas no Manual do Proprietário pode ser utilizado.


AMACIAMENTO DO MOTOR

5. Como amaciar o Motor de Popa?

O amaciamento é o período mais importante na vida útil do motor. Por este motivo você deve ler cuidadosamente as informações referentes ao período de amaciamento contido no Manual do Proprietário.


LIMPEZA E ARMAZENAMENTO

6. O que fazer para manter o Motor de Popa parado por um longo período?

Antes de guardar o Motor de Popa por um longo período (fora de temporada) 1 mês ou mais, são necessários alguns procedimentos e cuidados especiais. Exemplo: evitar que a deterioração do combustível cause danos ao sistema de alimentação, entre outros. Atenção: deve-se verificar as demais orientações que se encontram disponíveis no Manual do Proprietário para o correto armazenamento do motor.


GARANTIA DO PRODUTO

7. A cobertura do Sistema de Garantia pode ser cancelada se eu não realizar as revisões periódicas  no prazo determinado ou realizá-las fora da rede de serviços autorizada Yamaha?

Sim. As revisões e manutenções periódicas de seu motor, estando ele no período de cobertura da Garantia, devem ser realizadas por uma Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha conforme recomendações contidas no Manual de Proprietário.

8. Como obter informações sobre a cobertura da garantia?

Todas as regras e informações sobre o Termo de Garantia estão contidas no Manual do Proprietário. A Rede de Concessionárias/Oficinas Autorizadas Yamaha também está apta a esclarecer qualquer dúvida a respeito.

9. A instalação de acessórios pode afetar a garantia do Motor de Popa?

Não, desde que sejam Acessórios Originais Yamaha. Entretanto, no mercado existem algumas opções de acessórios não homologados pela Yamaha, que podem afetar o desempenho e/ ou durabilidade do produto. As falhas causadas em consequência do acessório ou de sua má instalação não são consideradas um defeito de fabricação, bem como não serão cobertas pelo Sistema de Garantia.

10. Preciso utilizar o óleo da marca YAMALUBE ou de qualidade equivalente para não perder a garantia da unidade?

Não. A operação correta da unidade é obtida utilizando o tipo e classe de óleo correto, conforme mencionado no Manual do Proprietário. Entretanto, uma falha do produto causada por óleo de má qualidade não é de responsabilidade do fabricante. A YAMAHA garante a qualidade e o desempenho do óleo YAMALUBE.


REVISÃO/MANUTENÇÃO

11. Qual o procedimento e onde posso efetuar as revisões e serviços de meu Motor de Popa?

Caso seu Motor de Popa exija manutenção ou esteja em período de revisão, encaminhe a uma Concessionária/Oficina Autorizada Yamaha, que conta com técnicos habilitados, com ferramentas especiais, experiência e know-how necessário para o atendimento adequado ao seu Motor.

12. A mão de obra da primeira revisão é gratuita?

Sim. Nessa revisão o proprietário deve arcar apenas com os itens substituídos, como óleo do motor, filtro de óleo e outras peças que apresentarem desgaste em utilização normal. Leia o Manual do Proprietário para mais informações.


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